domingo, novembro 19, 2006

Gestão Ambiental Industrial no Brasil

No Brasil, a Gestão Ambiental ainda é vista como um processo para divulgação da "boa imagem" de uma empresa, ou seja, uma forma de Marketing, onde a questão ambiental é mensurada através de objetivos e metas.
A conquista ambiental vai além das diretrizes e filosofia de uma Política Ambiental, o comprometimento vai além de caridade realizada com a comunidade, e além de um certificado pendurado na parede.
Os desafios da Gestão Ambiental vão muito além de objetivos e metas pré-definidos, além de auditorias e de um Sistema de Gestão Integrado bem elaborado.
Ainda não incorporamos a questão ambiental como um processo natural, mas sim, como uma nova pendência, que necessita ser sanada o quanto antes.
Quando passarmos a encarar a Preservação Ambiental como uma questão natural, como uma parte de nós, atingiremos a consciência desejada e esperada, para que nossos processos industriais e produtivos possam atingir o que realmente é proposto pela Norma ISO 14001, a sustentabilidade e preservação de nossos recursos naturias