terça-feira, dezembro 26, 2006

Coleta Seletiva

Coleta Seletiva, o hábito de separar o lixo na fonte geradora de acordo com sua característica, seja nas residências, empresas, escolas, condomínios e etc., tem como principal objetivo, selecionar o lixo que é passível ao processo reciclagem, reduzindo a quantidade de rejeitos enviados aos Aterros Sanitários. Entretanto, a Resolução N° 275 de 25 de Abril de 2004 estabelecida pelo CONAMA, também defende a proposta de redução do impacto ambiental, utilizando o processo de reciclagem em prol da redução do consumo de matérias primas, recursos naturais não-renováveis, água e energia.
Com toda essa preocupação e respaldo do Governo, ainda assim não temos um processo de Coleta Seletiva que faça jus ao estabelecido pela Legislação Federal, visto que há a necessidade de um projeto de Educação Ambiental, que informe e conscientize toda população.
Inicialmente, a Coleta Seletiva é um processo simples, onde devem ser seguidas as seguintes etapas:

1º - Estabelecer que tipo de resíduos serão coletados
2º - Contatar e cadastrar as empresas que irão coletar e receber esse material (sempre atendo as exigências legais, ou seja, empresas que sejam licenciadas pelo Órgão Ambiental Responsável, veículos que obedeçam a ANTT e a NBR 13221).
3º - Verificar qual a média de Coleta (através de pesquisa feita com moradores de sua rua, condomínio, alunos e etc., que colaborarão).
4º - Se o volume de material arrecadado estipular o limite de coleta estabelecido, verificar a possibilidade de local para armazenamento temporário.
5º - Se o objetivo for comercializar os resíduos, verificar quais possuem valor agregado mais elevado, possibilitando uma coleta seletiva mais específica.


Gisele Benedicto

Analista Ambiental
(21) 8756-8057
gisele.consultora@gmail.com