segunda-feira, junho 09, 2008

O que é ser ambientalista?

Envolvida no meio de uma discussão em um site de relacionamentos sobre o tema em questão, um integrante argumenta sobre o fato de um Engenheiro Ambiental ser rotulado de ambientalista. Muitas pessoas descreveram suas opiniões defendo seus pontos de vista, fossem eles contra ou a favor a questão levantada e, lendo as opiniões de cada participante, pude endossar meu próprio ponto de vista sobre o tema e tentarei descrevê-lo a seguir.
Através dos anos pudemos observar as diversas formas de manifestação que os ambientalistas encontraram com o objetivo de chamarem a atenção da população local ou mundial para as problemáticas ambientais. E devemos essas atitudes em grande parte às ONGs ou Organizações Mundiais de Defesa do Meio Ambiente como a WWF, GreenPeace entre outras. Os protestos de defesa em prol do meio ambiente variam das mais diversas formas, seja com um grupo de ambientalistas protestando em um barco em frente a uma plataforma de exploração de petróleo, invadindo os locais onde há caça de animais permitdo por lei, como a caça às focas, veados e outras espécies de animais; protestando contra a implantação de alguma indústria com alto potencial poluidor em uma área de preservação e outras formas de manifestação que não me recordo no momento. Ou seja, essa é a visão que o mundo tem sobre os ambientalistas, pessoas que agem em prol da preservação ambiental e com atitudes ecológicamente corretas e ao mesmo tempo extremistas.
O que despertou meu interesse pelo tema, foi perceber que muitos colegas de profissão, gestores e engenheiros ambientais, sentiram-se incomodados ao serem comparados aos ambientalistas, como se esse rótulo fosse um fardo negativo e de grande incômodo, algo que soaria como uma descaracterização e desmerecimento profissional.
Minha opinião sobre o tema é bem simples; nenhum cidadão precisa de um título ou carregar um diploma em baixo do braço para ser ambientalista. Ser ambientalista em grande parte dos casos está muito mais relacionado a um modo de vida do que simplesmente exercer uma profissãol na área. Tenho em mente que nós que trabalhamos nessa profissão, atuamos como ambientalistas institucionalizados, pois temos como dever zelar pela integridade e preservação ambiental, em consonância com os princípios e objetivos dos demais defensores.
Sei que muitos profissionais não gostam de serem comparados a manifestantes extremistas, entretanto devemos entender que a causa é mais que nobre, diria que é essencial. O fato de obter um grau cuja descrição seja acrescida da palavra AMBIENTAL, acarreta uma exposição no mercado de trabalho e na sociedade semelhante a imagem transmitida pelos defensores das causas ambientais, entretanto, a única diferença existente é que fazemos disso mais do que um modo de vida, como também de um meio de sobrevivência.

4 Comments:

At 7:33 AM, Blogger RB Ambiental said...

Olá, Parabéns pela matéria. É um tema super atual e de uma fonte de discussão muito importante hoje, ou seja, dos sites de relacionamentos. Teria interesse em publicar seu texto em nosso Portal RB Ambiental?
Favor entrar em contato: rbambiental@gmail.com

 
At 8:35 PM, Anonymous Anônimo said...

Gostei muito de sua matéria, a forma como você fez essa diferenciação entre os dois. Além de ser um tema bem atual e necessário de ser discutido e compreendido.Parabéns.

 
At 6:15 AM, Blogger Unknown said...

Ótimo tema Gisele. Parabéns pelo blog, estou gostando.

 
At 1:44 PM, Blogger Richard Cidadão Brasileiro said...

Farei assim das palavras a minha fala, - Ambientalista é o profissional responsável por tratar dos assuntos da preservação do meio ambiente e das condições de vida e existência no planeta.
Um Ambientalista é responsável por avaliar a dimensão das alterações benéficas ou prejudiciais ao meio ambiente causadas pelas atividades do homem.
Está sob as responsabilidades de um Ambientalista participar de estudos que visam a fazer o levantamento das características do meio ambiente para analisar suas reações às possíveis mudanças, preparar relatórios sobre os impactos de certas atividades sobre o meio ambiente, propor, programar e acompanhar medidas ou ações de preservação do meio ambiente nas áreas urbana e rural, realiza o monitoramento da qualidade da água, do ar e do solo, procura controlar o impacto que atividades e obras terão sobre o meio ambiente, elabora planos de uso do solo e relatórios de impactos ambientais, oferece assessoria a empresas, órgãos públicos para a preservação do meio ambiente, cria projetos para restaurar áreas degradadas por atividades industriais, agrícolas e extração mineral, com projetos de um desenvolvimento sustentável.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Ambientalista é essencial ter espírito de observação, sempre se manter atualizado e ser meticuloso.

 

Postar um comentário

<< Home